A Caminho do Vegetarianismo
Olá a todos e sejam bem vindos ao blogue 123... Nasceu :)
Faz algum tempo que comecei a optar por um dia da semana livre de qualquer tipo de carne animal, substituindo por receitas vegetarianas. A verdade é que há um leque muito vasto de diferentes comidas que conseguem muito bem substituir a carne e deixar-nos bem saciados, por vezes, o difícil é acertar com os temperos quando não se conhece o que se cozinha.
Faz algum tempo que comecei a optar por um dia da semana livre de qualquer tipo de carne animal, substituindo por receitas vegetarianas. A verdade é que há um leque muito vasto de diferentes comidas que conseguem muito bem substituir a carne e deixar-nos bem saciados, por vezes, o difícil é acertar com os temperos quando não se conhece o que se cozinha.
Eu tenho tido experiências, umas muitos positivas, outras quase catastróficas, bastante divertidas e de certa forma sinto que é uma maneira de contribuir para um impacto ambiental mais sustentável, porque o consumo de carnes não só causa muita poluição, como é também responsável pela chacina de muitos, mas muitos animais por dia, e infelizmente, na maior parte das vezes, enquanto estamos a deliciar-nos a comer um suculento bife, nem nos lembramos que há, por ali de trás, toda uma história de dor e sofrimento.
Uma das experiências mais caóticas que tive com receitas vegetarianas foi com os nacos de soja, eu tenho um problema enorme, não sei seguir uma receita até ao fim, acabo sempre por acrescentar ou retirar algo, o que, na maior parte das vezes até funciona muito bem, mas por outras... Demolhei os nacos e cozinhei os como se fossem carne. Quando provei, ia morrendo! Parecia que estava a comer um bocado da esponja com que me lavo! A textura é tremenda. Ao dar ao meu marido para provar a primeira reacção dele foi deitar a comida fora e perguntar porque raio lhe estava a dar cérebro para comer, acrescentou ainda que nunca mais na vida queria saber de comer aquilo. Foi um dia de muita risada!
Primeira tentativa falhada de cozinhar nacos de soja |
Deixei a poeira assentar e apostei numa segunda investida, desta vez deixei os nacos demolharem só por 15 minutos e cozinhei como carne moída, mas numa receita adaptada porque o sabor dos nacos também é um pouco estranho, e a verdade é que foi um sucesso, dei ao meu marido a provar sem ele saber o que era, e ele adorou. Então decidi deixar-vos a receita.
Nacos de soja com cogumelos
Ingredientes:
15 nacos de soja
1 c. de sopa de Óleo de soja
4 alhos picados
2 cogumelos frescos laminados ( utilizei os pretos porque tem um sabor mais acentuado)
1/2 pacote de natas
1/2 pacote de queijo ralado
3 c. de sopa de pão ralado integral
Sal, pimenta de moinho, noz moscada e açafrão das índias a gosto
Uma explosão de sabores, Nacos de Soja com Cogumelos Frescos
Começa-se por demolhar os nacos por 15 minutos em água fria com pimenta preta e sal.
Após os 15 minutos escorrer bem a água dos nacos e moer até ficarem com o aspecto semelhante à carne moída.
Numa frigideira anti-aderente refogar os alhos no óleo de soja e juntar os nacos moídos e os cogumelos.
Adicionar uma pitada de sal (usei sal rosa dos Himalaias), a pimenta de moinho, a noz moscada e o açafrão das índias e deixar cozinhar por uns minutos.
Juntar o pão ralado e as natas e envolver.
Por fim juntar o queijo e mexer bem até desligar.
Servi com salada e um ovo estrelado em óleo de coco também. ficou uma delicia.
Tenho muito respeito e admiração por todos os vegetarianos e vegans e gostava muito de ter a força e dedicação que eles têm em tentar poupar e melhorar o mundo todos os dias. Quem sabe um dia.
Um beijinho para todos e " É PA ESCARROLÁ".
Comentários
Enviar um comentário