Saber Comer Para Emagrecer e Manter

Olá a todos e sejam bem vindos ao blogue 123... Nasceu :)
Para quem procura manter-se saudável e em forma a alimentação é 70% do processo, o que a torna fundamental para obter resultados. O pior é que a alimentação é traiçoeira, ou seja, por várias vezes pensamos que nos alimentamos de forma saudável e na realidade estamos a ingerir muita porcaria. Eu fiquei mais consciente sobre este tema quando, durante a minha gravidez com medo de ganhar muito peso, procurei ajuda de um nutricionista que me mostrou o que estava a fazer de errado na minha alimentação. Alguns dos exemplos são os produtos light e diet, como já referi num post anterior, quando estava grávida e mesmo agora a amamentar sinto uma fome danada, e, antes de consultar o nutricionista, recorria muito a bolachas light e diet, sem adição de açúcares, estas foram automaticamente banidas da minha alimentação pois contêm muita gordura má, sendo que o ideal mesmo é fazer um snack com fruta, gelatina, iogurtes de soja, uma sandes só de queijo light ou de fiambre de frango ou peru ou umas bolachas de água e sal. Outro facto valioso que aprendi foi que todos os produtos com validades superiores ao nosso tempo de vida não são bons, tudo o que é processado está repleto de químicos, conservantes e aditivos danosos para a saúde. Não há nada melhor para a saúde e mais saboroso do que cozinhar alimentos frescos. E convínhamos que uma ida à praça é sempre uma experiência maravilhosa, aquele mix de cheiros no ar a frutas e legumes frescos é qualquer coisa de fantástico.
Sandes de pão integral só de queijo light
Assim sendo decidi partilhar convosco um dos meus cardápios diários e se o feedback a este post  for positivo pode ser que até publique um novo sobre o meu cardápio semanal. Por isso não se esqueçam que a vossa opinião é fundamental, deixem-na aqui nos comentários.


Salada de Camarão

  • Ao Acordar:
Agora vão descobrir um dos meus pequenos vícios, eu não sobrevivo a uma manhã sem a minha taça de cereais, sempre integrais, com leite de soja light e costumo adicionar três colheres de sopa de Granola de sementes e frutos secos. Com este pequeno almoço sinto-me capaz de enfrentar qualquer manhã, seja ela com "Ophelia's" ou sem.

  • A Meio da Manhã:
E como as manhãs são sempre cansativas nada como uma peça de fruta para adoçar a alma. Entre as minhas frutas favoritas para a manhã estão sempre a maçã verde (adoro especialmente as mais ácidas),a laranja (podem ser também mandarinas ou tangerinas), metade de uma manga ou uma pêra. Para além da fruta como também um copo de gelatina sem açúcar e baixa em calorias.
Um batido também é uma boa opção
  • Almoço:
Gosto muito de um prato colorido e um must have nas minhas grandes refeições são folhas verdes (alface e/ou rúcula), acompanhadas de umas rodelas de tomate, pepino e cenoura ralada, depois é só adicionar ou uns camarões, peito de frango, bife grelhado, atum ou hambúrgueres vegetarianos, tudo feito com óleo de coco. Para acompanhar a refeição durante a altura de verão bebo água enquanto que nos dias mais frios opto por chá (verde, camomila, gengibre e limão, cidreira e branco) sem açucar. Por fim, e porque só me sinto satisfeita sem, a minha peça de fruta. Atenção que os únicos acompanhamentos das minhas refeições são ou legumes ou saladas.
Salada de atum

Chá de camomila e de limão e gengibre
  • A Meio da Tarde:
Se sinto fome como uma fruta e uma sandes de queijo, mas a maior parte das vezes não como nada, fico só por um café sem açúcar, actualmente só bebo descafeinado por causa do meu filho.

  • Jantar:
O jantar para mim é o pior. Antes de ficar grávida eu não jantava era uma refeição que pulava e aproveitava para fazer o jejum intermitente. Mas ao engravidar e actualmente como estou a amamentar o meu filho vejo-me obrigada a comer para passar ao meu filho bastantes nutrientes e vitaminas de forma a que ele tenha tudo o que é necessário para crescer forte e saudável. Sendo assim, ao jantar como um caldo de legumes, por exemplo, com couve flor, brócolos, alho francês, courgette e abóbora.
Hambúrgueres de feijão frade com ovo estrelado em óleo de coco e salada

E este é o meu menu num dos dias da semana, é importante referir que ao longo de todo o dia vou consumindo água até totalizar 2,5 litros a 3 litros, adoro beber água é outro dos meus vícios e noto que se bebo menos do que é costume tenho tendência a comer mais, portanto a água ajuda-me a manter saciada entre as refeições. Outro aspecto que gostaria de salientar é, como eu estou a amamentar, obrigo-me a ter um cardápio mais rico, mas a verdade é que até estou a gostar deste novo modo de me alimentar, sinto-me mais energética ao longo do dia e menos resmungona :p, o marido agradece o facto de eu não poder entrar em dietas.
Não se esqueçam de deixar a vossa opinião.
Um beijinho para todos e " É PA ESCARROLÁ".

Comentários

  1. Adoro ! Acho que devias mesmo partilhar o teu cardápio semanal , sempre seriam sugestões para quem , como tu , fazem/querem fazer uma dieta em condições !
    Leio todos os post's , são o meu 'momento' de concentração ! Continua . Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida 😉 fico muito feliz por seguires o meu blog, obrigada pelo apoio. Um beijinho muito grande

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelo seu blogue. Gosto muito do material que publica. Seria muito bom se postasse o seu cardápio, bem como algumas das suas receitas. Beijinhos e muita sorte para o blogue.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo seu blogue. Gosto muito do material que publica. Seria muito bom se postasse o seu cardápio, bem como algumas das suas receitas. Beijinhos e muita sorte para o blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares