A Bela e o Monstro da Amamentação

Olá a todos e sejam bem vindos ao blogue 123... Nasceu :)
Amamentar um filho tem muito que se lhe diga, não é um mero acto natural que já nasce connosco, nem algo que estamos preparadas para lidar de uma forma assim tão simples, o significado de amamentar é muito mais do que alimentar o nosso filho através do peito.
Eu desde sempre quis amamentar o Santiago, nunca houve outra hipótese em cima da mesa, até porque sempre quis o melhor para o meu filho, mesmo sabendo de toda a avalanche de restrições e sofrimento que isso ia gerar na minha vida.
O aleitamento materno é dos momentos mais íntimos e ternurentos que uma mãe pode partilhar com o seu filho e para além de fortalecer o vinculo de amor entre ambos tem imensos prós para o bebé assim como muitos contras para as mamãs.
As vantagens do leite materno são inúmeras e de diversas naturezas:
  • Na Saúde do bebé;
Há uma reforço no sistema imunológico do bebé, que faz com que previna o aparecimento de várias doenças e infecções, às quais estão constantemente expostos. Como o leite materno tem sempre sabores diversificados não se torna monótono e adapta-se às carências e ao apetite do prematuro.O bebé que é amamentado tem  também tendência a ter menos cólicas.
  • Na Saúde da Mãe;
Favorece o vinculo entre a mãe e o bebé, o que de certa forma pode ajudar a prevenir a depressão pós parto. Ajuda na redução do peso, pois a mãe sempre que produz leite tem um alto gasto calórico. Faz com que o útero volte ao tamanho normal muito mais rapidamente diminuindo assim a perda do fluxo sanguíneo pós parto.
  • Na Economia dos Pais;
Uma vez que o leite provém da mãe, é sem duvida uma contenção enorme nos custos com o filho, uma porque não há a necessidade de comprar leites substitutos e outra porque acabamos por poupar em medicamentos pois os bebés tendem a adoecer menos.
  • Para o Ambiente;
Como o leite materno não possui embalagem, não há desperdício nem necessidade de recorrer a mais nada, pois o leite está sempre pronto a ser consumido a qualquer altura, sem gastos de energia necessários.


Quanto aos contras:
  • Tudo o que a Mãe Consome Passa para o Bebé;
A mãe tem de ter muita atenção ao que consome pois pode prejudicar o bebé, quer seja através de cólicas, alergias, etc. O que faz com que a mãe continue com restrições alimentares mesmo após a gravidez. Portanto esqueçam o vinho nos jantares, a cerveja nas saídas e o chocolate nas horas de desconsolo.
  • Vazamento de leite;
Infelizmente é algo que acontece com alguma frequência a quem amamenta e é bastante desconfortável.
  • A alimentação em público;
Na era "moderna" em que vivemos parece que as pessoas ficaram mais retrogradas em questões tão básicas como o acto de amamentar uma criança. Eu não amamento o meu filho em público por vergonha, prefiro não realizar os meus afazeres e ir me embora para poder alimentar o meu filho, do que ficar e lidar com olhares julgadores de pessoas que não compreendem o acto de amamentar como algo natural.
  • Dores da amamentação;
Numa escala de 0 a 10 na maior parte das vezes tornam-se num 10! Quer seja porque o bebé não comeu na hora correcta e os peitos ficam rijos e "quadrados" a doer de uma forma ridícula, quer por o bebé morder o seio ao mamar. Para além de que, muitas vezes, ficam gretados e tornasse muito difícil suportar tal dor, mas somos mães e é isso que melhor fazemos, lidar com a dor.

Mas apesar de tudo, quando chega a hora de alimentarmos o nosso filho, todas essas dores atenuam ao olhamos para a cara de satisfação do nosso filho a olhar para nós como se estivesse a agradecer por todo o esforço que fazemos para lhe dar o melhor. Acabamos por esquecer todos os brindes de familia e amigos que perdemos, todas as blusas que se molharam, todos os vómitos no ombro, todos os "xixis"  fora da fralda. Amamentar é a minha maior prova de amor e dedicação para com o meu filho, e apesar de ter um sabor agridoce compensa quando o vejo a crescer de forma saudável e feliz. Não há nada que pague esta ligação tão nossa, este amor de mãe e filho.
Um beijinho para todos e " É PA ESCARROLÁ".

Comentários

Mensagens populares